terça-feira, 24 de março de 2009

Por quê? Por quê? Por quê?


É incrível como as pessoas sentem curiosidade pela vida alheia, principalmente pelo sofrimento alheio. A tragédia sempre chamou mais atenção do que a comédia...é assim desde sempre!

Tanto a imprensa, quanto as pessoas, já se acostumaram a explorar isso de todas as formas. Quer uma exemplo? Te dou vários, olha só: 11 de setembro, caso Isabella, caso Eloá.
Todo mundo em menos de 1 hora já sabia tuuuudo sobre a vida da garota Eloá. A imprensa chegou até a entrar em contato com o assassino da moça por telefone...ele teve a oportunidade de se fazer de vítima e ainda se achava o pop star do momento! Como ele mesmo disse: "eu sou o cara". E foi mesmo. O Brasil estava com os olhos voltados para todo e qualquer movimento-palavra-surpiro dado por ele. Isso mesmo, o Brasil inteiro.

Se a imprensa invade tanto o espaço das pessoas em situações como essa é porque COM CERTEZA existem milhões de pessoas mais do que dispostas a acompanhar casos assim, trágicos(em muitos casos, mais de perto do que as próprias vítimas).

Existe uma comunidade no orkut.com chamada PGM (Profile de Gente Morta), especializada em achar perfis de pessoas que se foram. São rastros virtuais que ficarão pra sempre na rede(ou não).
Funciona assim:
1)alguém morre;
2) alguém sempre conhece a pessoa;
3) alguém que conhece, seja de vista, seja amigo próximo, posta o link do perfil do falecido em um tópico do comunidade;
4) se não souber a causa morte de imediato, várias pessoas c certeeeeza em menos de uma hora acabam analisando ou fuçando perfis de amigos do facido e descobrem e postam o motivo...
5) curiosos fazem até uma análise psicológica das comunidades, das frases, das fotos, do perfil pessoal com a finalidade de apenas saber mais sobre aquela pessoa.

Os casos mais acessados são os de suicídios, já que esses deixam geralmente um perfil recheado de pistas de que o fato iria sim acontecer.
(PS.: não vejo problema algum nessa comunidade, já que ela não faz apologia a morte em momento algum, mas muitas pessoas acham bizarro esse cemitério virtual).

Assim que iniciou a tragédia com Eloá, muitas pessoas (inclusive eu) buscaram por informações através do orkut...procurando pelo perfil verdadeiro dela, do irmão dela, da Nayara...
Mas por quê? Será que as informações dos telejornais/programas de fofoca/programas de auditório não estavam suficientes? Por que essa sede por informações? É necessário mesmo ir além?

Pois eh, voltamos de novo para o começo do questão. Não é que o mundo esteja mais violento hoje em dia...não é mesmo! Mas a desgraça alheia continua sendo sim motivo de curiosidade.

Podemos citar os massacres que existiram da Antiguidade. Garanto que não foram menos violentos do que os garotos que metralharam alunos e professores nos EUA e na Alemanha. Garanto até que as pessoas que abandonam bebezinhos no lixo não são mais cruéis do que os espartanos que jogavam nenéns que nasciam aparentemente fraquinhos em um grande penhasco. O que acontece de verdade é a facilidade que temos hj em conseguir informação.

A educação digital tbm precisa ser trabalhada, tanto em casa como na Escola. Vale sim, estabelecer limites aos pequenos. Lógico que todo mundo deseja que seu filho(a) esteja ligado no que acontece ao redor do mundo, mas preservá-lo de tanta informação a respeito de violencia não vai fazer mal nenhum. Afinal, o bem e o mal estão a apenas 1 click de distância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário