quinta-feira, 17 de maio de 2012

Piscinas, poços ou abismos?


            Sentir-se seguro fica mais distante na proporção que aumenta nosso IQC “Índice Quebrador de Cara”
            Era tão simples poder confiar. Confiar cada vez que eu ia pra piscina com papai e ele dizia “Pula, Dedessinha” (sim, ele troca os nomes das filhas...rsrs). Eu pulava na “piscina dos adultos”, a “piscina funda” e tinha plena convicção q sairia de lá sã e salva,  fosse pela minha boia ou pelo meu super-papai!
            Era uma aventura frequentar essa parte do clube destinada aos adultos...MAS a gente também vira gente grande e um dia começamos a pular em piscinas mais fundas e sem ter ninguém para nos amparar. É o cada um por si e (tomara) Deus por todos!
            Às vezes, o pulo não passa de diversão consciente, outras de opção inconsciente e certas vezes o pulo é apenas um ato de fuga, de tentar ver quem talvez esteja lá, caso você afunde de vez.
            Quanto a afundar, faz parte. Não quando se é criança, mas quando a gente passa a entender melhor que o mundo é pior do que a gente poderia imaginar. Algumas vezes, trocamos piscinas por poços. Lá não tem luz, não tem ninguém a não ser você. E não é tão legal.
            De vez em quando aparece alguém e te observa lá embaixo, mas todos estão ocupados demais cuidando de seus problemas, conflitos emocionais e contas a pagar e de boa, ninguém vai querer perder o sol brilhando em cima pra tentar convencer quem tá em baixo a sair.
Aquele cuidado e dedicação que nos confortou a infância toda, vai se perdendo juntamente com as lembranças de um mundo que um dia já foi o melhor e mais perfeito lugar para se viver.
Todos nós temos nossos pequenos refúgios quando  acreditamos que nada mais dá certo, que o mundo conspira contra a gente, quando temos o coração partido ou quando partimos o de alguém e bate aquele lance de “consciência pesada”.
Ultimamente tenho evitado pular em piscinas sem observação de alguém. Tô preferindo saltar de abismos pra ver o que encontro lá embaixo, porque de poço, pra mim, já chega!!
(Vanessa Atem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário